quinta-feira, 9 de maio de 2013

DOENÇAS MAIS COMUNS E A POSSIBILIDADE DE PREVENÍ-LAS DEPOIS DOS 60 ANOS

1.ANEMIA CRÔNICA

2.DIABETES

3.INSUFICIÊNCIA RENAL=HEMODIÁLISE

4.PNEUMOPATIAS AGUDAS

5.DOENÇAS CRÔNICAS DA COLUNA E ARTICULAÇÕES

6.HIPOTIREOIDISMO

ANEMIA CRÔNICA: antes de qualquer tratamento, principalmente com sulfato ferroso, pois sabemos que devido a má alimentação, ou pela péssima dentição, ou má absorção intestinal, pode ocorrer anemia. Nesta faixa etária, nunca podemos esquecer, que essa anemia pode ser por perda de sangue oculto nas fezes por gastrites cronicas ou úlceras, muito comuns, pois devida ao grande nº de medicamentos, quando não atendido por Geriatras. Devemos sempre que aparece Anemia Persistente, solicitar Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes. Ocorre porque o sangramento é gotejante=pequeno,não aparecendo nas fezes de forma clara. Cuidado com o uso do Sulfato ferroso pode piorá o quadro, pois é agressivo ao estômago piorando o sangramento e muitas vezes "a gota dágua", para o sangramento.

DIABETES: toda vez que tivermos um paciente acima dos 60 anos, com uma Glicemia acima de 90 em jejum, é um caso de um pré-diabético. Orientação alimentar diminuindo os Carbohidratos, inclusive a retirada total de açucar, passar para adoçante. Controlar durante alguns meses, mensalmente, novas Glicemias, evitando com isto a Diabete senil

INSUFICIÊNCIA RENAL=HEMODIÁLISE=INSUFICIÊNCIA CARDÍCA DESCOMPENSADA
primeiro, iremos falar sobre o grande quantidade de Infecções Urinárias nesta Faixa etária, principalmente, nos idosos acamados,te os Geriatras sabem desta importancia, fazendo I.Us seguidas sem tratamento, somente os Geriatras sabem disto, logo SEMPRE solicitar Exame de Urina caso tenha, acompanhar com exames mensais por vários meses. Essas I.Us sem tratamento levam em pouco tempo para Insuficiência renal=hemodiálise, também leva a Insuficiência Cardíaca Descompensada e a morte, já que as I.Us nesta faixa etária sempre são muito sérias sem sintomatologias evidentes, por essa razão passam desapercebidas, na maioria das vezes, pelos Clínicos.

PNEUMOPATIAS AGUDAS: sempre que tivermos pacientes, acima dos 60 anos, com Quadro Clínico de Gripe, acompanhado com tosse úmida, febrícula e cansaço fácil, FAZER RX DE PULMÃO=comum Pneumonia

DOENÇAS CRÕNICAS DE COLUNA E ARTICULAÇÕES: nestes casos é FUNDAMENTAL a orientação dos Fisioterapeutas. Suas orientações de Alongamentos e Exercícios Específicos para cada caso, podem evitar a perda de sua Autonomia. Os Fisioterapeutas são importantíssimos na Prevenção dessas doenças.

HIPOTIREODISMO: nas consultas, sempre solicitar juntos com os exames básicos, desta faixa etária,(poucos importantes, desde que tenha uma boa consulta) dosagem de TSH e T4 livre, muito comum o Hipotireidismo sem muita sintomatologia.

Gostaria de encerrar esta matéria , dizendo que a Depressão nesta faixa etária é muito mais comum, como aparece nas estatísticas, e ela pode aumentar as doenças pré-existentes, logo seu tratamento é Fundamental, para termos o controle delas.

*Dr. Luiz Antonio de Boer,matéria retirada de sua experiência prática de 39 anos de formado e 27 com Geriatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário