sábado, 16 de março de 2013

PORTAL DA 3ª IDADE(tb 4ª idade)

foto colunasum prazer estrear esta coluna aqui no Portal Terceira Idade, com o objetivo de trocar informações sobre internet e tecnologia.

Tenho 32 anos e percebi que a geração dos meus pais, embora não tenha nascido neste meio, já usa os computadores e a internet, o que me deixa muito entusiasmado, pois gosto de falar sobre o assunto, montar computadores para eles e trocar mensagens e fotos à distância.

Nesta primeira coluna, falaremos de como geralmente a 3ª idade inicia o contato com a tecnologia e como isso pode facilitar seu dia a dia.

Ao longo do tempo, percebemos que a tecnologia só vai durar se ela tiver algo realmente útil para nós. É o caso da internet. Sem sair de casa, podemos usar serviços que antes gastávamos tempo e dinheiro, como bancos, mapas,
Receita Federal, DETRAN, entre outros.

Normalmente, começamos a usar a internet quando precisamos de algum serviço que hoje é disponibilizado de maneira fácil e rápida, como, por exemplo, procurar um restaurante, ler notícias ou o uso do banco pela internet.

Meu sogro, por exemplo, com 64 anos, é aposentado, mas, periodicamente, trabalha em feiras de exposição. Ele se cadastra em sites das empresas que contratam este tipo de mão de obra, que é temporária e dura em média uma semana. Hoje, tem um currículo de aposentado invejável, com dezenas de feiras, incluindo o Salão do Automóvel em São Paulo.

Agora, assim como procuramos não andar por locais desconhecidos nas ruas, precisamos tomar cuidado com os sites que visitamos, fazendo um curso de informática ou com a ajuda dos parentes. Dessa forma, conseguimos aumentar a segurança dia após dia para que o uso da internet seja
saudável e não uma dor de cabeça.

Os sites de pesquisa como Google, Yahoo ou Bing são ótimos locais para encontrar um serviço público, mas, antes de usar os sites localizados, sempre desconfie e questione. E nunca preencha dados pessoais sem ter certeza da idoneidade do local.

Na próxima coluna falarei sobre algumas dicas de comportamento em e-mails e na internet. Como em todo local público, devemos saber o que é e o que não é aconselhável fazer.


"Minha intensão de colocar esta postagem, é mostrar a importancia , para as pessoas acima de 60 anos, sem limite, podem e devem fazer um curso básico de computação, pois seria mais uma atividade , que lhe trariam a possibilidade, de se comunicar com qualquer parente, via webcam, quase ao vivo e sem precisar escrever, apenas conversar;outra possibilidade tb é usufruir no compartilhar com seus netos e/ou bisnetos, eles ficarão mais próximos deles; e tb pode viajar pelo mundo, e assistir grandes eventos no momento de sua execução. Podemos dizer, como Especialista,que é uma atividade que possibilita em compartilhar com o resto da família, e nos momentos que se sentir sozinho, evitamos com isto, sem dúvidas da grande incidência da terrível, DEPRESSÃO". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário